Ilustrações

Por quarta-feira, 21 dezembro, 2011

TOMÁS DE AQUINO E O BOI QUE VOAVA
(Humberto de Campos)

Conta-se que, achando-se Tomás de Aquino em seu quarto curvado sobre obscuros manuscritos medievais, ali entrou de repente, um colega seu, o qual foi exclamando com escândalo:
- Vinde ver, irmão Tomás, vinde ver um boi voando!
Tranqüilamente, o grande doutor ergueu-se do seu banco, deixou o seu aposento, e, vindo para o átrio, pôs-se a olhar o céu, a mão em pala sobre os olhos fatigados do estudo. Ao vê-lo assim, o colega jovial desatou a rir com estrépito.
- Ora, irmão Tomás, então sois tão crédulo a ponto de acreditar que um boi pudesse voar?
- Por que não, meu irmão? – retrucou Tomás de Aquino.
E com a mesma singeleza, flor da sabedoria, acrescentou:
- Eu preferi admitir que um boi voasse a acreditar que um religioso pudesse mentir.
**********************************************************

O QUE PREGAR?
Um pastor estava preenchendo provisoriamente uma vaga numa certa igreja. Quando ia entrando pelo templo, foi delicadamente puxado de lado por um dos obreiros e advertido que não pregasse contra o jogo de cartas, pois, algumas das famílias mais influentes, às vezes jogavam. Mais além, um outro obreiro puxou o seu paletó e aventurou-se a aconselha-lo que não falasse contra a dança, pois, algumas das pessoas que mais contribuíam promoviam, às vezes, danças nos seus lares. Mais além, alguém tocou o seu ombro e lhe sussurrou que não mencionasse o teatro porque alguns gostavam disso. Ele, finalmente, subiu ao púlpito, confuso. Então mencionou o que lhe haviam dito e que estava em dificuldade para pregar. Um certo membro, com a melhor das intenções gritou do fundo da congregação: “Pregues sobre os judeus; não há nenhum deles presente”. Deste modo, querido leitor, tem vários ministros pregando de maneira evasiva sobre assuntos distantes e todos os seus ouvintes indo para casa fazendo agradáveis referencias a pregação, embora ninguém podendo repetir o que foi dito, visto que nenhuma flecha de convicção atingiu uma alma sequer.

avatar

Pr. Adelemir Garcia Esteves

Pastor, Jornalista, Professor de Teologia, Hebraico Bíblico e Conferencista.
“Temos a grande responsabilidade de refletirmos toda a glória de Deus.”
(II Co. 3:18)

Facebook 

Enviar para um amigo





Enviar para um amigo